ECG – Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame não invasivo, que registra a atividade elétrica do músculo cardíaco ao longo de um período. O exame é de realização simples e rápida, utilizando-se eletrodos sobre pontos determinados do tórax que farão a leitura dos sinais que serão gravados em gráficos para serem posteriormente avaliados;
ECG – Eletrocardiograma
Avaliação Oftalmológica
O que é?
O eletrocardiograma é um exame não invasivo, que registra a atividade elétrica do músculo cardíaco ao longo de um período. Através do registro de ECG pode-se analisar o ritmo cardíaco, o funcionamento do sistema de condução e suas eventuais alterações, detectar eventuais sobrecargas das cavidades cardíacas e avaliar áreas de ausência de atividade elétrica.
O exame é de realização simples e rápida, utilizando-se eletrodos sobre pontos determinados do tórax que farão a leitura dos sinais que serão gravados em gráficos para serem posteriormente avaliados;
Finalidade:
O eletrocardiograma é exame mais indicado para avaliar arritmias cardíacas e para a investigação inicial de isquemias cardíacas, afinal ele registra a atividade elétrica do coração.
É um exame barato, de rotina, que faz parte do check-up cardiológico e oferece muitas informações ao cardiologista.
Procedimento:
O paciente fica despido da cintura para cima, e os eletrodos (fios minúsculos em almofadas adesivas) são aplicados a lugares específicos sobre os braços, pernas e tórax. Quando ligados, esses eletrodos são distribuídos de três até doze unidades a ser empregadas para o procedimento. Os movimentos musculares podem interferir na gravação. Nos casos em que os distúrbios se suspeitam de ser raros, o paciente pode usar um monitor Holter de pequenas dimensões para gravar continuamente durante um período de 24 horas. Isso é conhecido como acompanhamento ambulatorial.
Preparo:
Não existe preparo específico.
Nos homens com muito pelo no tórax pode ser necessária a realização de tricotomia (corte de pelos) para fixação dos eletrodos.
No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região do tórax e axilas.
Para que a qualidade da avaliação seja adequada, a pele onde serão colocados os eletrodos terá que ser preparada através de uma limpeza com gaze, álcool e uma lixa muito fina (em homens poderá ser necessária a retirada de pelos no local).