Teste Ergométrico

O Teste Ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço.

Teste Ergométrico

O que é?

O Teste Ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço. Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias (capacidade de os vasos do coração aumentarem o fluxo sanguíneo conforme a intensidade do esforço).

 

Por que fazer o exame?

Por meio dele é possível diagnosticar avaliar a capacidade cardiorrespiratória e verificar a existência de enfermidades como arritmias, isquemia miocárdica e doença arterial coronariana (aterosclerose coronariana).

Como é realizado?

O primeiro passo é estabelecer o protocolo ideal de esforço para cada indivíduo, levando em conta dados como idade e limitações físicas. Em seguida, são colocados eletrodos no tórax do paciente para registro por meio de um eletrocardiograma (ECG). Depois, ele é levado à esteira ou bicicleta, iniciando-se o exercício com o protocolo escolhido. O paciente é monitorado durante o repouso e o esforço. O movimento começa lentamente e aos poucos a velocidade aumenta. Depois que o esforço máximo for alcançado, o movimento é progressivamente desacelerado para a fase de desaquecimento. O exame pode ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço ou exaustão.

Geralmente o objetivo do TE é fazer com que o paciente atinja pelo menos 85% da frequência cardíaca máxima (FCM).A FCM é obtida pela fórmula 220 – a idade do paciente. Por exemplo: um paciente de 40 anos terá uma FCM teórica de 180 (resultado de 220-40) batimentos por minuto (bpm). Durante o TE este paciente deverá atingir cerca de 153 bpm, ou seja , 85% de sua FCM (180 bpm).

Periodicamente será perguntado ao paciente a respeito de seus sintomas ao esforço, como cansaço (esse deverá ser quantificado), falta de ar, dor no peito, fadiga nas pernas, tonturas, sensação de desmaio, etc. Após o término do esforço, realiza-se na recuperação novos eletrocardiogramas e medidas adicionais da pressão arterial.

 

Preparo e orientações

No dia em que for fazer o teste, não passe no corpo nenhum tipo de creme após o banho, pois algumas substâncias podem dificultar a fixação dos eletrodos.

Não é necessário ficar em jejum, mas não ingira café nem bebidas alcoólicas. Se o procedimento foi agendado para o período da manhã, alimente-se normalmente. Se for marcado para a tarde, a recomendação é que o almoço seja feito até as 11h30.

Se for fumante, não fume nesse dia, pois isso pode alterar os resultados do exame. Além disso, não faça o exame se estiver gripado ou resfriado e vá com tênis e roupas confortáveis.

 

Limitações e contraindicações para o teste de esforço

Não podem realizar o teste ergométrico pessoas com doenças arteriais instáveis ou que estejam com o tronco da artéria coronária esquerda obstruída.

Além disso, portadores de arritmias que não são controladas, hipertensão arterial, limitações físicas ou emocionais, intoxicação de medicamentos, enfermidades graves, embolia pulmonar (bloqueio de artéria no pulmão), estenose aórtica (redução do fluxo de sangue que sai do coração), miocardite (inflamação das paredes musculares do coração) e gestantes não podem fazer o teste.

O exame não poderá ser realizado durante: estado febril ou gripe, infecções agudas, enxaqueca, período menstrual, diarreia, gestação ou problemas de coluna (dores) que impeçam caminhada rápida.

No dia do exame você não poderá usar desodorante, talco ou creme na região do tórax e axilas.

Como o teste será monitorado constantemente pelo eletrocardiograma e para que a qualidade dessa avaliação seja adequada, a pele onde serão colocados os eletrodos terá que ser preparada através de uma limpeza com gaze, álcool e uma lixa muito fina (em homens poderá ser necessária a retirada de pelos no local).

Não fazer exercícios físicos nas 24 horas que antecedem o exame.

Não ingerir álcool, café, chocolate ou bebidas energéticas que contenham cafeína nas 24 horas que antecedem o exame.

Não fumar por pelo menos 3 horas antes do exame.

O paciente deverá realizar uma refeição leve no mínimo duas horas antes do exame. Deverá comparecer ao local com uma roupa apropriada para a prática de exercício físico (short, moletom, tênis, etc.). Mulheres deverão usar sutiã. Nos homens, poderá ser necessária a raspagem dos pelos do tórax (tricotomia) para evitar interferências no traçado eletrocardiográfico.

https://youtu.be/WgShtbaMEx0