Audiometria

A audiometria é um exame que avalia a audição e deve ser realizado por pelo profissional especializado: fonoaudiólogo.

Os principais tipos de audiometria são:

Audiometria tonal, que é considerado um teste subjetivo para avaliar o grau e o tipo de perda auditiva;

Audiometria vocal, avalia a habilidade do paciente perceber e reconhecer os sons da fala humana.  
O exame de audiometria tonal dura aproximadamente 20 minutos e visa avaliar a função auditiva do paciente (inclusive crianças em idade pré-escolar) através da obtenção de limiares auditivos, estabelecendo o mínimo de intensidade de estímulos sonoros que o indivíduo percebe e avaliando o tipo e grau da perda auditiva. É um dos testes básicos de avaliação da audição, imprescindível para o diagnóstico, acompanhamento da evolução e tratamento de doenças da audição. O profissional irá apresentar sons com diferentes intensidades e frequências através de um fone devidamente colocado e o paciente apertará um botão ao ouvi-los.

A audiometria vocal também chamada de logoaudiometria é um exame de grande importância na avaliação da audição e tem por objetivo detectar o limiar de recepção e do índice de reconhecimento da fala do indivíduo. É um teste indolor, que ajuda o profissional a avaliar a capacidade do paciente para compreender a fala. Através de fones o paciente ouve palavras que deverá repetir.

Finalidade

A audiometria possibilita analisar de forma quantitativa o que o paciente escuta, o que compreende e do que se fala ou ouvi, detectando assim alterações auditivas. Permite, ainda, classificar a perda quanto ao tipo e grau, orientando medidas preventivas e/ou evitando o agravamento do quadro. Além de fornecer dados para indicação de aparelhos auditivos e detecta problemas auditivos

Procedimento

O profissional irá emitir tons puros em diferentes intensidades e frequências, através do uso de um fone devidamente posicionado. A audiometria inclui testes de reconhecimento de fala (discriminação vocal), limiar de reconhecimento de fala (SRT) e limiar de detecção de voz (LDV).

Preparo

14 horas de repouso acústico (não estar exposto a ruídos fortes e constantes).
Estar com os ouvidos e condutos auditivos limpos.
Repouso auditivo (Evitar sons muitos altos por período prolongado. 
Exemplo: exposição à caixas acústicas, fones de ouvido etc.)
Obs.: Evitar fazer o exame caso esteja resfriado ou com dor de ouvido.
Obs.: Importante trazer exame anteriores, caso tenha.